18 julho 2010

5 dicas para Certificação Zend PHP 5

Após quase um ano da compra do voucher, eu (Otávio Calaça) finalmente tive tempo para poder fazer a tão temida prova da Zend PHP 5 Certification. Para minha surpresa e felicidade, consegui passar e agora posso ser chamado de Zend Certified Engineer... rsrs. Como é sempre bom ver a comunidade PHP crescer e se profissionalizar, aqui vão 5 dicas para quem está estudando ou pretende ser um ZCE:


  • Compre os testes oferecidos pela Zend. Os testes foram muito importantes nos meus estudos para avaliar quais eram os meus pontos fortes e fracos. A partir deles, por exemplo, descobri que precisava estudar mais sobre sockets e streams. Entretanto, a Zend só oferece um pacote com 10 testes. Para o estudo, não são necessários mais do que 5 testes. Então, o ideal é dividir os testes com algum amigo também interessado em fazer a prova. Só faça a prova quando tiver excellent em quase todos os itens do teste.


  • Estude o Zend PHP 5 Certification Study Guide por completo, mas não somente ele. O guia para certificação PHP 5 é muito bom para saber o que pode cair na prova. Entretanto, considero-o insuficiente. Estude também pelo manual do PHP, principalmente as funções de array, string e streams. Uma coisa chata que caiu, mesmo que indiretamente, foi a ordem de parâmetros em funções.


  • Não estude apenas PHP. Apesar de a certificação ser de PHP, é de engenheiro. Isso significa que cai questões sobre bancos de dados, sistemas operacionais, servidores web, protocolos, projeto e segurança. Os bancos de dados que caíram para mim foram MySQL, SQLite e PostgreSQL. Entretanto, cai questões genéricas sobre SQL, DDL e segurança em DB. Em relação a servidores, caíram algumas questões sobre configuração do apache, sobre o protocolo HTTP e SSL. Padrões de projeto é uma parte delicada. Os que caíram nos testes e na prova foram os que estão no guia. Entretanto, é necessário consultar outras fontes. Um bom livro de design patterns é o PHP objects, patterns, and practice por Matt Zandstra. Para segurança, creio que o TOP 10 da OWASP seja suficiente.


  • Ter inglês de intermediário pra cima. Uma das coisas que pesou em algumas questões de enunciado mais complexo foi o conhecimento da língua inglesa. A Person Vue disponibiliza o teste em outras línguas (português não). Entretanto, creio que o inglês seja a melhor delas.


  • Tenha calma e não estude até horas antes da prova. Ficar nervoso ou ansioso só complica as ideias. Como em qualquer prova, não estude até o último momento, reserve um ou dois dias antes da prova para descansar.



Antes da prova eu fiz 3 testes, porem só guardei o primeiro e o último. O primeiro eu fiz antes de estudar, para ver como estava meu conhecimento. Notei que haviam 6 tópicos que eu precisava estudar.No último consegui melhorar 2 itens, entretanto continuei levando fail em design. Provavelmente pelas questões subjetivas, que são mais comuns no tema design.
Espero que essas dicas possam ajudar vocês e boa sorte!

4 comentários:

  1. Parabéns Otavio!!!!!!

    Quanto tu gastou financeiramente entre testes e a prova para conseguir a certificação?


    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  2. Opa... Bom... A prova é 125 dólares, mas eu aproveitei uma promoção que conseguimos de 10% de desconto para o GOPHP então ficou 112.50.
    Os testes são 22 dólares em 10 testes. Dividi o valor com o Almir, ficando 11 pra cada...

    Então ficou 123.50 dolares, na época uns 270 reais...

    Até mais...

    ResponderExcluir
  3. Fala Otávio dica para o pessoal que o livro que citou de Design Patterns tem traduzido[1]. Mesmo que a prova seja em inglês vale pelo conhecimento em Design Patterns.

    Parabéns pela certificação.
    Abraço

    [1] - http://altabooks.tempsite.ws/product_info.php?products_id=252&osCsid=

    ResponderExcluir
  4. Legal legal.
    Muito bom, se sobrar tempo quero fazer tb.
    _o/

    ResponderExcluir